HOME FEEDBACK

FMI diz que Argentina não cumpriu metas de reservas estrangeiras e complica revisão de acordo

FMI mantém negociações com Argentina após descumprimento de metas de reservas. Equipe técnica segue em discussões para liberar desembolso retido de US$ 2 bilhões.

FMI não finaliza a revisão do acordo com a Argentina

Na quinta-feira (3), o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que a primeira revisão do acordo com a Argentina não foi concluída devido ao não cumprimento das metas de acumulação de reservas exigidas.

A declaração surge após uma equipe técnica do FMI realizar análises da situação econômica da Argentina em Buenos Aires.

A porta-voz do FMI, Julie Kozack, afirmou que “as conversas continuam” com o governo argentino para avançar na negociação do segundo desembolso do pacote, que está retido por conta do descumprimento das metas.

Kozack destacou que uma equipe técnica em Washington está levando adiante as conversas. O objetivo é discutir a primeira revisão do programa.

Segundo a imprensa argentina, o vice-ministro da Economia, José Luis Daza, e o secretário de Finanças, Pablo Quirno, estão em Washington desde segunda-feira (30) para participar das negociações.

Após o descumprimento das metas e projeções de um déficit em conta-corrente significativamente maior, há especulações sobre a concessão de um perdão pelo FMI para liberar o desembolso de US$ 2 bilhões, previsto para o mês passado.

Questionada sobre essa possibilidade, Kozack preferiu não “especular” sobre isenções ou discussões nas reuniões desta semana em Washington.

Leia mais em valoreconomico