HOME FEEDBACK

Financiamento de projetos sustentáveis nos países do Brics deve ser impulsionado

Especialistas discutem no Fórum Empresarial do Brics como superar desafios de financiamento para projetos sustentáveis nas economias emergentes. Estratégias variadas, incluindo parcerias e crédito direcionado, são destacadas como essenciais para impulsionar essa agenda.

Expansão do Brics em financiamento sustentável requer parcerias entre setor público e privado, bancos comerciais e de desenvolvimento. Essa é a avaliação de especialistas que participaram do Fórum Empresarial do Brics, realizado no Rio de Janeiro.

Desafios ao crédito sustentável foram destacados: atualmente, não existe uma solução única para remover obstáculos ao financiamento de projetos sustentáveis nas economias do Brics.

John W.H. Denton, da Câmara de Comércio Internacional, enfatizou a importância de um ambiente macroeconômico estável para que bancos comerciais consigam oferecer financiamento a projetos sustentáveis.

Raj Jit Singh Wallia, da DP World, apontou que o acesso a financiamento indiscriminado ainda é um desafio, exceto para grandes empresas. Ele sugeriu parcerias entre fundos e governos para melhorar o crédito a diferentes portes de companhias.

Francisco Lassalvia, do Banco do Brasil (BB), detalhou ações do BB para estruturar projetos sustentáveis, incluindo parcerias com o Banco de Desenvolvimento (NDB) e captação de recursos no exterior. O BB captou recentemente US$ 1 bilhão do Banco de Desenvolvimento da China.

A estratégia do BB também inclui a prática de “blended finance” e a diversificação de linhas de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente negócios liderados por mulheres.

Margarete Coelho, do Sebrae, destacou a criação de sistemas financeiros inclusivos, como plataformas digitais de crédito para mulheres empreendedoras, como soluções inovadoras no acesso ao crédito.

Leia mais em valoreconomico