Filipe Barros deve assumir comando da Credn, diz Jair Bolsonaro
Deputado Filipe Barros deve assumir a Comissão de Relações Exteriores após decisão de Eduardo Bolsonaro de se licenciar do mandato. A mudança ocorre em meio a tensões políticas e disputas de poder entre PT e PL na Câmara.
Ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que o deputado Filipe Barros (PL) deve assumir a Comissão de Relações Exteriores (Credn) da Câmara.
A declaração foi feita em entrevista à Revista Oeste nesta terça-feira, 18 de março de 2025.
Eduardo Bolsonaro, que era o favorito para o cargo, ficará nos Estados Unidos após se licenciar temporariamente de seu mandato como deputado.
A decisão de Eduardo segue um pedido do líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), que solicitou a apreensão de seu passaporte devido a um suposto atentado à soberania do Brasil. O ministro Alexandre Moraes, do STF, negou esse pedido.
A chefia da Credn é um ponto de conflito entre o PT e o PL, dificultando acordos sobre a distribuição das comissões na Câmara.
A expectativa era que Eduardo usasse a comissão para fortalecer pautas bolsonaristas globalmente, estreitando laços com aliados, como Donald Trump e Javier Milei.