HOME FEEDBACK

FGV: Monitor do PIB aponta alta de 0,3% em maio ante abril e de 3,9% contra 2024

Setor de serviços impulsiona crescimento do PIB brasileiro em maio, apesar das quedas na agropecuária e na indústria. Consumo das famílias e formação bruta de capital fixo também mostram sinais de recuperação.

PIB brasileiro teve alta de 0,3% em maio comparado a abril, impulsionado pelo setor de serviços, segundo o Monitor do PIB da FGV.

Na comparação com maio de 2024, houve crescimento de 3,9% em maio de 2025. Ao final do trimestre encerrado em maio, o PIB avançou 3% e atingiu 3,4% em 12 meses.

Segundo Juliana Trece, coordenadora do Monitor, o setor de serviços foi o principal responsável pela elevação, com a maioria das atividades apresentando taxas positivas, exceto o comércio. O setor cresceu 2,1% no trimestre.

Entretanto, a agropecuária e a indústria apresentaram queda no mês.

O consumo das famílias mostrou resiliência, com crescimento de 2,1% no trimestre. A formação bruta de capital fixo (FBCF) também se recuperou, subindo 6,9%.

As exportações cresceram cerca de 1% pelo terceiro mês consecutivo, enquanto as importações subiram 5,1%, mas estão em desaceleração.

Em valores correntes, o PIB acumulado até maio de 2025 foi de R$ 5,084 trilhões, com taxa de investimento de 19,6%.

O Monitor do PIB utiliza dados e metodologias do IBGE, responsável por calcular as Contas Nacionais.

Leia mais em infomoney