HOME FEEDBACK

Fed mantém taxa de juros dos EUA e cita inflação ainda ‘algo elevada’

O Federal Reserve mantém as taxas de juros inalteradas, mas a pressão política aumenta. Com a inflação alta e um mercado de trabalho sólido, dois diretores do FOMC pedem cortes nas taxas.

Federal Reserve mantém taxas de juros nos EUA entre 4,25% e 4,5% pela quinta vez consecutiva.

A decisão foi anunciada após a reunião de quarta-feira (30) e já era esperada pelo mercado. Isso deve ampliar a pressão do presidente Donald Trump sobre o Fed, especialmente sobre seu chefe, Jerome Powell, pela redução dos juros.

O comunicado do Fed destacou que “a taxa de desemprego continua baixa e as condições do mercado de trabalho permanecem sólidas. A inflação continua um pouco elevada”.

A decisão não foi unânime: dois diretores do FOMC votaram pela redução de 0,25 ponto percentual, enquanto nove, incluindo Powell, optaram por manter. Adriana Kugler se absteve de votar.

O Fed terá apenas mais três reuniões de política monetária neste ano. Em junho, o FOMC indicou a possibilidade de dois cortes de um quarto de ponto na taxa em 2025, aumentando a probabilidade de um corte em setembro, segundo a economista Veronica Clark do Citigroup.

Antes das reuniões de 16 e 17 de setembro, os formuladores de política monetária analisarão dois relatórios sobre empregos e dados adicionais sobre inflação, gastos e habitação.

-- Em atualização.
-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também:
Scott Bessent diz que ‘não há pressa’ para escolher sucessor de Powell no Fed.

Leia mais em bloomberg