Fed está 'absolutamente' pronto para ajudar a estabilizar o mercado, se necessário
Presidente do Fed de Boston destaca disposição para agir em meio a turbulências financeiras. Riscos de inflação e desaceleração econômica preocupam autoridades do banco central dos EUA.
O Federal Reserve (Fed) está "absolutamente" pronto para intervir e acalmar os mercados financeiros, declarou a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, em entrevista ao Financial Times.
As bolsas de valores e os mercados de títulos dos EUA enfrentam enormes perdas devido à instabilidade causada pelas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Uma crise de confiança em ativos nos EUA resultou em uma venda maciça de títulos do Tesouro, geralmente considerados seguros.
Susan Collins destacou que o Fed pode usar suas ferramentas para estabilizar os mercados, dependendo das condições observadas. Ela alerta que tarifas altas podem desacelerar o crescimento e aumentar a inflação, prevendo um índice acima de 3% este ano.
Autoridades do Fed expressaram preocupações sobre a inflação e crescimento econômico, citando riscos de um ciclo vicioso de aumentos de preços.
O presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, comentou sobre a necessidade de "monitoramento cuidadoso" e expressou receio de que o impacto das tarifas na inflação não seja temporário.
John Williams, presidente do Fed de Nova York, projetou que o crescimento do PIB poderá cair para menos de 1%, com a taxa de desemprego elevando-se entre 4,5% e 5% no próximo ano.
Além disso, ele espera que as tarifas aumentem a inflação entre 3,5% e 4%, muito acima da meta de 2% do Fed.