HOME FEEDBACK

Fed constata alta de preços devido a tarifas e impacto sobre consumidores

Fed observa aumento de preços nos EUA devido a tarifas de Donald Trump e alerta para repasse de custos ao consumidor. A incerteza econômica cresce entre as empresas diante das tensões comerciais e da política tarifária.

Federal Reserve (Fed)

O Livro Bege do Fed revelou que os preços subiram em todos os 12 distritos: modestamente em seis e moderadamente nos outros. A maioria das empresas espera repassar os custos ao consumidor.

O Fed informou que as empresas estão prevendo aumento significativo nos custos de insumos por causa das tarifas. Muitas já receberam notificações de aumento nos preços dos fornecedores.

As empresas aplicaram sobretaxas tarifárias e reportaram compressão de margens devido a custos crescentes, mesmo com a demanda fraca em setores voltados ao consumidor.

Em relação ao relatório anterior, as perspectivas econômicas pioraram com a incerteza sobre tarifas e política comercial. As viagens de lazer e negócios diminuíram, e houve uma queda no número de visitantes internacionais, mas as vendas de casas aumentaram levemente.

Trump afirmou que os EUA estão “ganhando muito dinheiro” com as tarifas e que os parceiros comerciais estão buscando acordos. Ele tem pressionado o presidente do Fed, Jerome Powell, para reduzir a taxa básica de juros, atualmente entre 4,25% e 4,5%.

A próxima reunião do Fomc para avaliações de juros acontecerá nos dias 6 e 7 de maio.

Leia mais em exame