HOME FEEDBACK

Fazenda diz que 'esforço adicional de arrecadação' pode ser necessário para atingir metas das contas públicas

Tesouro Nacional aponta necessidade de aumento na arrecadação para cumprir metas fiscais. Medidas poderão ser anunciadas na próxima semana para compensar a derrubada do IOF pelo Congresso.

Secretaria do Tesouro Nacional indica a necessidade de um esforço adicional de arrecadação para cumprir as metas fiscais estabelecidas no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2026.

O relatório, divulgado em 16 de agosto de 2023, estabelece as seguintes metas para o resultado primário:

  • 0,0% do PIB em 2025
  • 0,25% do PIB em 2026
  • 0,5% do PIB em 2027
  • 1,0% do PIB em 2028
  • 1,25% do PIB em 2029

O cenário fiscal considera uma arrecadação sem a derrubada do decreto que aumentou o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e não inclui as mudanças propostas para o Imposto de Renda.

O governo também projeta elevações em outros tributos, como os relacionados a bets, criptoativos, e “fintechs”.

Sobre o IOF: Originalmente, o decreto de 22 de maio visava arrecadar R$ 20 bilhões em 2025, mas gerou reações negativas no Congresso e no mercado. Após revogações parciais, o governo manteve o aumento do IOF nas compras de moeda estrangeira.

O Congresso derrubou o decreto, levando o governo a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes suspendeu os decretos e convocou uma reunião sem acordo entre Executivo e Legislativo.

Próximas ações: O governo pode anunciar novas medidas na próxima semana para compensar a derrubada do IOF, de acordo com o Relatório de Projeções Fiscais. O RARDP será divulgado em 22 de agosto e poderá incluir medidas para atender as metas de despesas e zerar o déficit fiscal até 2025.

Leia mais em globo