HOME FEEDBACK

Fávaro recebe bancada gaúcha para discutir dívida rural

Ministro da Agricultura se reúne com parlamentares para discutir crise no setor agrícola do Rio Grande do Sul. Medidas incluem prorrogação de dívidas e formação de grupo de trabalho para securitização no campo.

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com parlamentares do Rio Grande do Sul e representantes do Movimento SOS Agro em 29 de abril de 2025, para discutir a crise dos produtores rurais gaúchos.

A reunião resultou em duas principais ações:

  • Pedido de urgência ao Ministério da Fazenda para prorrogação de dívidas.
  • Criação de um grupo de trabalho para debater a securitização no campo.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) informou que Fávaro se comprometeu a acelerar a resposta do governo. “O pleito inclui custeio, investimento e CPRs (Cédula de Produto Rural). Os produtores estão no limite”, destacou.

A expectativa é que as regras para a prorrogação sejam divulgadas ainda nesta semana. A medida abrangerá contratos de custeio e investimento, sendo avaliada caso a caso.

Além disso, foram discutidos o possível adiamento de parcelas de investimento de 2025, que poderão ser postergadas por até um ano, respeitando limites de 8% da carteira de crédito rural. O Banrisul pode ter esse teto ampliado para 17% com autorização especial.

O grupo de trabalho incluirá membros do Mapa e das comissões de Agricultura da Câmara e do Senado. O objetivo é apresentar propostas em até 180 dias, considerando opções como o projeto de lei de Heinze e a criação de um fundo com recursos públicos.

Entre os presentes estavam também os deputados Luciano Zucco, Afonso Hamm, Rodolfo Nogueira, Alceu Moreira, Heitor Schuch, Marcelo Moraes e Bohn Gass, além de técnicos do Mapa e secretários estaduais.

Leia mais em poder360