HOME FEEDBACK

Faremos 120 deputados e 20 senadores em 2026, projeta Bolsonaro

Bolsonaro prevê vitória expressiva para sua base nas eleições de 2026, apesar de sua inelegibilidade. Ele reafirma a intenção de concorrer à presidência e critica a importância do Congresso alinhado ideologicamente.

Bolsonaro prevê 120 deputados e 20 senadores em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o grupo político ligado a ele deve eleger cerca de 120 deputados federais e ao menos 20 senadores nas eleições de 2026, em entrevista ao Poder360.

Bolsonaro declarou: “Tenho certeza, vou fazer uns 120 deputados federais na próxima. O PL faz pelo menos 20 [senadores].” Atualmente, o PL tem a maior bancada na Câmara, com 88 deputados, e ocupa 14 cadeiras no Senado.

A prioridade, segundo Bolsonaro, é ampliar o número de senadores: “Acredito que, dos 54 [mandatos] que estão em jogo, 44 estarão alinhados com a direita.” O ex-presidente enfatizou que um Congresso alinhado é mais decisivo que o Executivo: “Com metade do Senado vou mandar mais que o presidente da República.”

Mesmo inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele reafirmou sua intenção de disputar a Presidência em 2026: “Vou até a última consequência.” O plano é protocolar o pedido de registro de candidatura, deixando a decisão ao tribunal.

Bolsonaro fez essas declarações em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube do Poder360, um dia após a PGR (Procuradoria Geral da República) pedir sua condenação por tentativa de golpe de Estado. A PGR solicita também a condenação de outros 7 réus.

Para mais informações, assista à entrevista completa no canal do Poder360.

Leia mais em poder360