‘Família’ vaticana de Francisco presta homenagem íntima ao pontífice
Fé e emoção marcam as últimas homenagens ao papa Francisco, que deixou um legado de humildade e empatia durante seus 12 anos de pontificado. A despedida na capela da residência de Santa Marta será seguida por um velório aberto ao público na basílica de São Pedro.
Freira chora diante do corpo do papa Francisco na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano. O pontífice, que faleceu aos 88 anos, optou por viver nessa residência eclesiástica desde sua eleição em 2013.
Funcionários do Vaticano prestam suas homenagens a Jorge Mario Bergoglio, vestido com uma casula vermelha e mitra branca. O acesso à capela é controlado, com grupos pequenos se despedindo em silêncio.
Entre os presentes, encontram-se freiras, leigos, bispos e funcionários, todos fazendo o sinal da cruz em respeito ao “Santo Padre” de 1,4 bilhão de católicos.
Durante seu papado, Francisco almoçava diariamente com funcionários e ficou conhecido por sua humildade. Em 2020, sua missa foi um suporte espiritual durante a pandemia de covid-19.
O 266º papa, o primeiro latino-americano, faleceu na manhã de 21 de outubro, após um AVC. Os fiéis poderão se despedir de Francisco de quarta-feira até sexta-feira na basílica de São Pedro, com o funeral marcado para sábado, dia 26, que contará com chefes de Estado e monarcas.
Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira