Fachin recebe delegação do Supremo Tribunal Popular da China
Cooperação entre Brasil e China busca aprimorar sistemas judiciais por meio do uso de tecnologia. Edson Fachin destaca a importância de diretrizes éticas no uso da inteligência artificial nas cortes.
Vice-presidente do STF, Edson Fachin, recebeu no último domingo (6.abr.2025) 5 magistrados do Supremo Tribunal Popular da China e 3 representantes da Embaixada da China em Brasília.
Fachin destacou a parceria histórica entre Brasil e China na área jurídica, fortalecida em 2015 com um Memorando de Entendimento para cooperação.
O vice-presidente do tribunal chinês, He Xiaorong, mencionou os desafios do sistema judiciário da China, com mais de 43 milhões de processos. Salientou o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) para agilizar a tramitação.
Fachin apresentou o uso de IA no STF e enfatizou que deve haver diretrizes éticas, acompanhamento humano e proteção dos direitos dos cidadãos.
Fachin reiterou a disposição para aprofundar a cooperação com o Supremo Tribunal Popular da China, mantendo as portas abertas para futuras visitas e desenvolvimentos.