HOME FEEDBACK

Exportadores brasileiros enfrentam dificuldade para enviar produtos para a Venezuela, e Itamaraty investiga a situação

Governo brasileiro busca resolver impasses nas exportações para a Venezuela após aumento de tarifas. Medidas estão sendo implementadas para garantir a normalização do comércio entre os dois países.

Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que produtores estão enfrentando dificuldades em exportações para a Venezuela.

Medidas estão sendo adotadas para normalizar o comércio entre os países. A nota não menciona tarifas impostas pelo governo de Nicolás Maduro.

O jornal "O Globo" noticiou que a Venezuela cobra tarifas de até 77% nas exportações de produtos brasileiros. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre essa cobrança.

Os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) estão cientes das dificuldades enfrentadas pelos exportadores. A Embaixada do Brasil em Caracas está em contato com as autoridades venezuelanas para esclarecer a situação, visando a normalização do comércio, conforme o Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69).

Os principais produtos exportados para a Venezuela incluem açúcares, melaços, produtos comestíveis e milho.

Em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 1,6 bilhão, com US$ 1,2 bilhão em exportações brasileiras, representando 0,4% do total exportado pelo Brasil no ano.

Leia mais em globo