Explosão em porto no Irã deixa 28 mortos e mais de mil feridos
Explosão no porto de Shahid Rajaee provoca destruição em massa e levanta questões sobre segurança. Autoridades iniciam investigação enquanto incêndio ainda ameaça se espalhar.
Explosão no porto de Shahid Rajaee, Irã:
Uma forte explosão ocorreu neste sábado (26) no porto de Shahid Rajaee, no sul do Irã, resultando em pelo menos 28 mortos e mais de mil feridos.
O incendio gerado pela explosão ainda não foi controlado e há risco de propagação para outras áreas do terminal. O porto, próximo a Bandar Abbas, é estratégico para o tráfego de 20% da produção mundial de petróleo e responsável por 85% do comércio de produtos iranianos.
A explosão aconteceu pouco depois do meio-dia (5h30 em Brasília) e foi ouvida a até 50 km de distância, causando tremores em regiões distantes. Imagens mostram uma densa nuvem de fumaça e helicópteros combatendo as chamas.
O ministro do Interior, Eskandar Momeni, informou que recursos foram enviados de Teerã e outras cidades para ajudar no combate ao incêndio. A causa da explosão foi a detonação de vários contêineres com materiais perigosos armazenados no cais.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, ordenou uma investigação sobre o incidente e expressou solidariedade às vítimas. Devido à tragédia, todas as escolas da região estarão fechadas no domingo (27).
A Companhia Nacional Iraniana de Distribuição de Produtos Petrolíferos declarou que a explosão não afetou as instalações petrolíferas de Bandar Abbas, que continuam operando normalmente.
Com informações da AFP