HOME FEEDBACK

Expert XP: Fiscal não deve impedir cortes na Selic, avalia ASA

Especialistas apontam que, apesar da política fiscal expansionista, o Banco Central pode sinalizar cortes na taxa Selic até o final do ano. Investidores devem considerar oportunidades em juros prefixados e reais diante do cenário econômico atual.

Após política fiscal expansionista, especialistas acreditam que o Banco Central (BC) deve cortar juros. Essa avaliação foi feita por Jefferson Bittencourt e Fabiano Zimmermann durante painel na XP Expert 2025.

Historicamente, a política fiscal não impede o BC de iniciar ciclos de corte de juros. Bittencourt afirma que, com a taxa Selic contracionista, inflação e atividade em queda, é provável que o Copom comece a sinalizar cortes mais perto do fim do ano.

Sob esse cenário, Zimmermann destaca que apostar na queda dos juros prefixados costuma gerar ganhos. Nos inícios dos últimos ciclos de corte, houve fechamento da curva de juros nominais.

Na reunião de junho, o Copom elevou a Selic de 14,75% para 15%, mantendo-a em níveis altos por tempo prolongado.

A médio e longo prazo, Zimmermann recomenda manter posições na curva de juros reais, que atualmente oferecem um prêmio de 7,5% a 8% acima da inflação. Ele afirma que, com esse juro real, há ganhos acima do CDI em 100% das vezes.

Leia mais em valorinveste