Ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil para asilo diplomático
Nadine Heredia e seu filho deixam o Peru após concessão de asilo diplomático pelo Brasil, enquanto o ex-presidente Ollanta Humala enfrenta condenação por lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada com base na Convenção de Asilo Diplomático e garante segurança ao ex-primeira-dama e sua família.
Nadine Heredia Alarcón, ex-primeira-dama do Peru, chegou ao Brasil na manhã de 4ª feira (16.abr.2025) com seu filho menor, após receber asilo diplomático do governo brasileiro.
Ela e o marido, Ollanta Humala, ex-presidente do Peru, foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha de 2011.
A concessão do asilo foi formalizada em 3ª feira (15.abr) com base na Convenção de Asilo Diplomático de 1954, da qual Brasil e Peru são signatários. O governo peruano forneceu salvo-conduto para que Nadine e o filho deixassem o país.
Segundo o Itamaraty, eles passarão por trâmites para regularização migratória no Brasil. As acusações envolvem recursos ilícitos da empreiteira Odebrecht, negadas por ambos.
O julgamento durou três anos, com Humala alegando perseguição política. Ambos podem recorrer, mas a prisão já está em vigor.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a concessão de asilo e os procedimentos para regularização migratória.