HOME FEEDBACK

Ex-presidente russo adverte Trump sobre poder nuclear

Tensão entre EUA e Rússia aumenta com troca de ameaças sobre armamento nuclear. Medvedev alerta Trump sobre riscos de provocação enquanto o presidente americano impõe novos prazos para acordos na Ucrânia.

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, alertou o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as capacidades nucleares russas em resposta às suas declarações. A advertência foi feita na 5ª feira (31.jul.2025) após Trump chamar Medvedev de “fracassado” e sugerir que ele “tomasse cuidado com o que diz”.

A troca de ameaças começou na 2ª feira (28.jul), quando Trump diminuiu o prazo de 50 dias para um acordo de cessar-fogo na Ucrânia para apenas “10 a 12 dias”, sob a ameaça de tarifas de 100% à Rússia.

Medvedev respondeu, chamando a medida de um “jogo de ultimatos” e acusando Trump de incentivar uma guerra direta.

Na mesma postagem, Trump ironizou as relações comerciais da Rússia com a Índia e a China, afirmando: “Vamos manter assim” em referência a um comércio limitado.

O Kremlin ignorou o ultimato e reiterou suas condições para um acordo de paz, que são inaceitáveis para Kiev.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, Medvedev tem sido um crítico proeminente do Ocidente. Em julho, Trump já havia censurado Medvedev por mencionar armas nucleares ao discutir ataques dos EUA ao Irã.

Leia mais em poder360