Ex-deputado de origem brasileira George Santos é condenado a 7 anos de prisão nos EUA por corrupção
George Santos, ex-deputado e filho de brasileiros, é condenado a mais de sete anos de prisão por corrupção e fraudes eleitorais. O político, expulso do Congresso, enfrenta pena e multa após enganos que prejudicaram seus eleitores e doadores.
George Santos, ex-deputado e filho de brasileiros, foi condenado a mais de sete anos de prisão por corrupção nos EUA nesta sexta-feira.
Após mentir sobre sua vida, ele foi acusado de:
- Falsificar registros financeiros da campanha
- Fraudar doadores
- Receber seguro-desemprego indevidamente
A juíza concordou com a pena de 87 meses pedida pelos promotores, que destacaram a falta de remorso de Santos. Ele também terá que pagar mais de US$ 370 mil em restituição e uma multa de US$ 205 mil.
O promotor interino, John Durham, afirmou que Santos está sendo responsabilizado por anos de engano. Santos, ao deixar o tribunal, não falou com a imprensa e deve se apresentar para cumprir a pena em 25 de julho.
Em seu depoimento, Santos pediu clemência, reconhecendo ter traído a confiança de seus eleitores e expressou arrependimento. No entanto, a juíza Joanna Seybert questionou a ausência de remorso real em suas ações.
A sentença marca o fim da trajetória de Santos, eleito pelo Partido Republicano em 2022 e expulso do Congresso no ano seguinte, após investigações revelarem que ele mentiu sobre sua biografia e roubou identidades para financiar sua campanha.
Segundo a promotora Anne Donnelly, Santos usou sua campanha para enriquecimento pessoal, enquanto sua verdadeira situação financeira era crítica, com ameaças de despejo.