HOME FEEDBACK

Ex-congressista George Santos é condenado a sete anos de prisão nos EUA

George Santos, ex-congressista de Nova York, é condenado a 87 meses de prisão por fraude e mentiras sobre sua vida. Além da pena, ele terá que pagar cerca de US$ 580 mil em multas após enganar doadores e roubar identidades para financiar sua campanha.

George Santos, ex-congressista americano de origem brasileira, foi condenado a mais de sete anos de prisão nesta sexta-feira, conforme reportado por agências internacionais.

O ex-político, que chorou ao ouvir a sentença de 87 meses do Tribunal Distrital dos EUA, se declarou culpado por fraude e falsidade ideológica. Ele admitiu ter enganado doadores e roubado identidades de quase uma dúzia de pessoas, incluindo familiares, para financiar sua campanha.

Como parte de um acordo judicial, Santos deverá pagar aproximadamente US$ 580 mil em multas, além da pena de prisão. O ex-congressista, de 36 anos, não fez declarações ao entrar no tribunal, mas afirmou à “Associated Press” que está “pronto para enfrentar as consequências”.

Os promotores solicitaram sete anos de prisão, argumentando que Santos "continua impenitente" e não demonstrou remorso genuíno. Comentários recentes de Santos nas redes sociais, onde se retratou como vítima de abuso de autoridade, foram citados como evidência de sua falta de arrependimento.

Santos, eleito em 2022, representou um distrito rico que abrange partes do Queens e Long Island para o Partido Republicano. Após sua eleição, foi revelado que ele inventou grande parte de sua história de vida, apresentando-se como um empresário de sucesso, apesar de enfrentar dificuldades financeiras e despejo.

Essas revelações levaram a investigações criminais e do Congresso sobre o financiamento de sua campanha.

Leia mais em valoreconomico