Ex-árbitro é preso na Paraíba por suspeita de manipular jogos
Ex-árbitro é preso em operação contra manipulação de resultados no futebol. A investigação revela um esquema que envolvia transações fraudulentas em competições brasileiras e angolanas.
Polícia Civil de Goiás prendeu ex-árbitro D’Guerro Batista Xavier, 46 anos, em João Pessoa (PB), por suspeita de manipulação de resultados no futebol.
A prisão ocorreu nesta quarta-feira (9.abr.2025) e faz parte da Operação Jogada Marcada, que abrange 6 Estados com o apoio das polícias locais.
D’Guerro foi detido em casa, durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão.
Ele já estava afastado da arbitragem desde 2018, quando foi investigado na Operação Cartola por fraudes no futebol paraibano, embora continuasse a atuar em competições amadoras.
A nova investigação, conduzida pela DEIC em Goiânia, revelou a existência do grupo “Árbitros da Propina”, que teria manipulado partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Angolano para beneficiar apostadores.
Foram cumpridos 7 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão em diversos estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Em João Pessoa, os policiais civis de Goiás acompanharam a ação.
Em entrevista, D’Guerro negou as acusações e afirmou desconhecer os motivos da prisão.
A Polícia Civil não divulgou os valores envolvidos nem os jogos supostamente manipulados. O ex-árbitro pode permanecer preso por até 5 dias. Se surgirem novas evidências, a prisão temporária poderá ser convertida em preventiva.