Eustáquio fará peregrinação para agradecer veto à extradição
Oswaldo Eustáquio planeja peregrinação em agradecimento pela decisão da Justiça espanhola. Ele convida pessoas a se juntarem a ele no Caminho de Santiago nos próximos 40 dias.
Oswaldo Eustáquio, jornalista de 46 anos, anunciou que realizará o Caminho de Santiago de Compostela nos próximos 40 dias para agradecer à Espanha por negar sua extradição.
Em entrevista ao Metrópoles, Eustáquio convidou quem desejar acompanhá-lo no percurso. A Justiça da Espanha negou, na 2ª feira (14.abr.2025), o pedido do Brasil para extraditá-lo, devido a acusações de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.
A decisão da 3ª Seção Penal da Audiência Nacional afirma que os fatos a ele atribuídos têm “natureza política”, impedindo a entrega com base no tratado bilateral.
O documento classifica os atos de Eustáquio como ligados a uma ação coletiva de apoio ao ex-presidente Bolsonaro e oposição ao atual presidente Lula da Silva.
Eustáquio não estava no Brasil durante a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e possui 2 mandados de prisão preventiva. Em outubro de 2023, o STF solicitou sua extradição, mas até o momento não há condenação.
Outras tentativas de extradição foram negadas, alegando que os atos de Eustáquio não são crimes na Espanha e estão protegidos pela liberdade de expressão.