Eustáquio diz que não irá para os EUA e cita desejo de retornar ao Brasil
Oswaldo Eustáquio recebe visto para atuar como jornalista nos EUA, mesmo estando foragido no Brasil. Ele condiciona seu retorno ao país à aprovação de uma anistia para presos políticos.
Oswaldo Eustáquio, jornalista de 46 anos, recebeu um visto dos Estados Unidos em 18.jul.2025 para atuar como profissional de mídia estrangeira por 4 anos.
Atualmente, ele é foragido do Brasil e reside na Espanha desde 2022. Eustáquio afirmou ao Poder360 que não planeja se mudar para os EUA, mas considera a entrega do visto emblemática, coincidindo com a revogação do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O visto foi concedido em outubro de 2024, durante a presidência de Joe Biden, mas entregue apenas em julho de 2025.
Eustáquio enfrenta 2 mandados de prisão no STF, acusado de crimes como ameaça e corrupção de menores, e é apoiador de Jair Bolsonaro.
Quando questionado sobre o retorno ao Brasil, o jornalista disse que isso depende da aprovação de um projeto de anistia a presos do 8 de Janeiro. Ele pretende concorrer a deputado federal pelo Paraná e se comprometeu a lutar pelo impeachment de Moraes.
Eustáquio está foragido desde dezembro de 2022, após determinação de prisão por Moraes devido à sua participação em protestos contra os resultados eleitorais de 2022. Ele já havia sido preso em junho de 2020, investigado pelo financiamento de atos que pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional.