HOME FEEDBACK

EUA vão impor tarifas a painéis solares do Sudeste Asiático

Tarifas drasticamente elevadas visam proteger a indústria solar dos EUA, mas geram preocupações sobre aumento de preços e impacto na produção. A investigação revelou práticas desleais de competição no mercado asiático, estimuladas por empresas chinesas.

Estados Unidos impõem tarifas sobre painéis solares

Autoridades comerciais dos EUA anunciaram tarifas sobre importações de painéis solares de quatro países do Sudeste Asiático: Camboja, Tailândia, Malásia e Vietnã.

As tarifas variam, chegando a 3.521% para produtos do Camboja. A informação foi divulgada pelo The Guardian em 22 de abril de 2025.

A decisão foi motivada por acusões de fabricantes norte-americanos contra empresas chinesas, que, segundo eles, inundaram o mercado com produtos subsidiados e vendidos abaixo do custo, prejudicando a indústria solar dos EUA.

Uma investigação do Departamento de Comércio dos EUA confirmou práticas comerciais desleais.

No entanto, a imposição de tarifas elevadas gerou críticas, incluindo de empresas americanas do setor solar. Elas alertam que isso pode aumentar os preços das células importadas, essenciais para a montagem dos painéis nos EUA.

Além disso, a AIE (Agência Internacional de Energia) expressou preocupações sobre o impacto da medida na produção energética americana.

Leia mais em poder360