EUA taxam painéis solares do Sudeste Asiático em até 3.521%
EUA impõem tarifas elevadas a painéis solares de países do Sudeste Asiático após investigação. Medida visa combater práticas comerciais desleais e segue tensões na relação comercial com a China.
Tarifas Elevadas nos EUA: O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou tarifas de até 3.521% sobre painéis solares importados de quatro países do Sudeste Asiático: Camboja, Tailândia, Vietnã e Malásia.
A medida, divulgada em 21 de abril de 2025, é resposta a uma investigação iniciada há um ano, onde fabricantes norte-americanos alegam que empresas asiáticas vendem produtos a preços injustamente baixos.
As tarifas decorrem da conclusão do governo dos EUA de que alguns produtores chineses estão desviado produtos por meio desses países para evitar tarifas anteriores. No ano passado, já foram aplicadas tarifas compensatórias de 0% a 300% sobre produtos solares desses países.
A disputa comercial entre os Estados Unidos e a China se intensificou após o ex-presidente Donald Trump anunciar tarifas recíprocas. Em 17 de abril, Trump declarou que não deseja aumentar as tarifas continuamente, temendo que isso possa travar o comércio entre as duas economias. Ele afirmou que a China havia manifestado interesse em iniciar negociações.
“Tenho um relacionamento muito bom com o presidente Xi Jinping e acho que vai continuar”, disse Trump, revelando que altos representantes do governo chinês já entraram em contato com a Casa Branca.