HOME FEEDBACK

EUA taxam painéis solares do Sudeste Asiático em até 3.521%

Estados Unidos impõem tarifas recordes a painéis solares de países do Sudeste Asiático. A medida é resultado de investigações que apontam práticas comerciais desleais por parte de fabricantes asiáticos.

Tarifas de até 3.521% sobre painéis solares importados dos Sete países do Sudeste Asiático foram anunciadas pelo Departamento de Comércio dos EUA na 2ª feira (21.abr.2025).

A medida resulta de uma investigação de um ano que aponta que empresas asiáticas estariam inundando o mercado com produtos injustamente baratos, segundo o The Wall Street Journal.

O governo dos EUA concluiu que alguns produtores da China estão usando países do Sudeste Asiático para driblar tarifas anteriores.

No ano passado, os EUA já aplicaram tarifas compensatórias sobre painéis e células solares desses países, entre 0% e 300%.

A guerra comercial entre China e Estados Unidos se intensificou após o anúncio de tarifas recíprocas pelo presidente Donald Trump.

Em 17.abr, Trump disse que "não quer" aumentar ainda mais as tarifas, pois isso poderia afetar o comércio entre as maiores economias do mundo.

Ele mencionou que a China expressou interesse em iniciar negociações e ressaltou seu bom relacionamento com o presidente Xi Jinping.

Leia mais em poder360