EUA querem usar Filipinas como base em guerra com a China
EUA planejam criar base de abastecimento nas Filipinas para fortalecer logística militar na região. A iniciativa visa garantir recursos estratégicos em meio a tensões crescentes com a China.
A DLA (Agência de Logística de Defesa dos EUA) planeja transformar o sul das Filipinas em uma base de abastecimento para navios e jatos da Marinha norte-americana.
De acordo com o Instituto Naval dos EUA, o governo dos EUA pretende contratar 42 milhões de litros de combustível anualmente de empresas em Mindanao. Um dos objetivos é fortalecer a presença dos EUA na região em caso de conflito com a China.
A DLA é encarregada de sustentar as operações militares dos EUA globalmente e está examinando o Pacífico em busca de instalações para armazenar e transportar combustíveis marítimos e de aviação.
Mindanao, localizada a 1.800 km da costa sul da China, é a ilha mais ao sul das Filipinas, próxima a cidades como Guangzhou e Shenzhen.
Além dos interesses militares, a criação desse hub também visa corrigir problemas de logística recentes dos EUA, especialmente após o fechamento da base de Red Hill no Havaí em 2022, devido a vazamentos que contaminaram a água.
Para aumentar sua presença no Pacífico, os EUA necessitam buscar novas bases na região.