HOME FEEDBACK

EUA prometem processar importadores que tentarem driblar tarifas

EUA adotam nova abordagem criminal contra burladores de tarifas, expandindo equipe para investigar fraudes comerciais. Medida ocorre em meio à implementação de novas taxas que impactam diretamente o Brasil e outros países.

Departamento de Justiça dos EUA anunciou na 4ª feira (23.jul.2025) que vai processar criminalmente empresas e indivíduos que burlam tarifas do presidente Donald Trump.

A iniciativa representa uma mudança na abordagem dos EUA, que antes resolviam esses casos com multas. Agora, será aplicada uma abordagem mais rigorosa.

O anúncio foi feito antes da implementação de novas taxas em 1º de agosto, onde o Brasil enfrentará tarifas de 50% sobre seus produtos.

O governo dos EUA ampliou a equipe com “pessoal significativo” para uma nova unidade especializada em fraudes comerciais. Procuradores exigem registros de transações de importações feitas durante o governo do ex-presidente Joe Biden.

As táticas fraudulentas incluem declarações falsas sobre o país de origem e classificação incorreta de produtos. Essas práticas serão alvo da operação, especialmente em portos como Otay Mesa, na Califórnia.

Trump impôs tarifas mínimas de 10% sobre importações, com exceções: 30% para produtos da China e 50% para aço e alumínio. O governo também considera aumentar impostos sobre importações da União Europeia e do México.

O Departamento de Justiça continuará investigando violações tanto da era Trump quanto anteriores à sua posse, focando em empresas que burlam os direitos aduaneiros.

Leia mais em poder360