HOME FEEDBACK

EUA priorizam acordos de qualidade, diz secretário do Tesouro

Secretário do Tesouro dos EUA destaca que a prioridade é a qualidade dos acordos comerciais e não a velocidade das negociações. Ele sugere que tarifas mais altas podem ser um incentivo para melhores tratativas antes do prazo de 1º de agosto.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou nesta 2ª feira (21.jul.2025) que o governo não vai apressar as negociações comerciais com parceiros internacionais.

Bessent declarou em entrevista à CNBC que a prioridade é a qualidade dos acordos, não a rapidez. “O importante aqui é a qualidade, não o momento certo”, afirmou.

Sobre a possibilidade de uma prorrogação do prazo de 1º de agosto, Bessent disse que depende das decisões do presidente Donald Trump. Ele destacou que tarifas mais altas podem pressionar países a chegarem a acordos melhores.

O secretário também notificou parceiros que, se as negociações não avançarem até agosto, as tarifas podem voltar aos níveis de abril. Ele ressaltou que as conversas continuarão, mas que não irão apressar os acordos.

Sobre a China, Bessent afirmou que as negociações estão em um “ótimo estágio” e que o foco deve se expandir para questões estruturais. Ele mencionou que os chineses são grandes compradores de petróleo iraniano e russo sancionados.

Bessent também comentou sobre a redistribuição de produtos chineses para outros mercados e alertou que “eles detêm 30% da produção de exportação mundial”.

Recentemente, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que as tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, mas as negociações poderão continuar após essa data.

Leia mais em poder360