HOME FEEDBACK

EUA podem reconsiderar e isentar café, cacau e alguns recursos naturais de tarifas, diz secretário

Secretário do Comércio dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos que não podem ser produzidos internamente. Ele destaca a necessidade de acordos justos e a troca mútua de acesso aos mercados.

Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, afirmou que o país pode isentar de tarifas produtos que não podem ser produzidos internamente, como café e cacau. Não foram especificados os países beneficiados.

Ele destacou que as tarifas são essenciais para corrigir injustiças comerciais. Lutnick comparou produtos agrícolas a recursos naturais, indicando que a isenção de tarifas deve ser esperada para itens como bananas e especiarias.

O secretário enfatizou que se os EUA não cobrarem tarifas sobre produtos como café ou cacau, parceiros comerciais devem abrir seus mercados para produtos americanos como soja.

Com relação ao Brasil, os EUA têm superávit comercial e justificam tarifas de 50% sobre produtos brasileiros com base na situação política local. O café é um dos principais produtos atingidos.

Lutnick também anunciou que taxas sobre produtos farmacêuticos serão divulgadas nas próximas semanas, com impacto significativo para empresas sem fábricas nos EUA.

Em entrevista à CNBC, ele comentou que os acordos comerciais de Trump demandam rapidez e ressaltou o prazo final para imposição de tarifas, que é sexta-feira, 1º.

Ele também mencionou a União Europeia, celebrando acordos e expressando interesse em eliminar impostos sobre serviços digitais.

Leia mais em estadao