HOME FEEDBACK

EUA planejam reduzir tarifas sobre o setor automotivo, diz secretário de Comércio

Anúncio visa fomentar a produção nacional e aliviar as pressões sobre a indústria automotiva. Montadoras se manifestaram contra tarifas, alertando para aumento nos preços dos veículos.

Donald Trump deve anunciar a redução das tarifas sobre o setor automotivo dos EUA, segundo o secretário de Comércio Howard Lutnick.

Na semana passada, o Wall Street Journal (WSJ) informou que o governo americano pode isentar o setor das tarifas de 25% sobre aço e alumínio, além de abrir mão da cobrança de tarifas sobre peças automotivas.

Lutnick afirmou que "o presidente Trump está construindo uma parceria importante com as montadoras nacionais e trabalhadores americanos."

O anúncio também indicará que carros fabricados fora do país continuarão sujeitos a tarifas, mas não terão taxas adicionais como as de aço e alumínio, conforme o WSJ.

Trump realizará um comício em Michigan para marcar os primeiros 100 dias de governo e deve fazer novos anúncios de política econômica.

Lutnick chamou o acordo de "uma grande vitória" para a política comercial, ao recompensar fabricantes domésticos e permitir adaptação para aqueles que investirem e expandirem sua produção nos EUA.

Na semana passada, um grupo de empresas da indústria automobilística, incluindo GM, Toyota e Volkswagen, pediu para que as tarifas não fossem impostas, argumentando que elas "levarão a preços mais altos para consumidores" e afetarão as vendas.

Trump havia declarado que as tarifas devem entrar em vigor no dia 3 de maio.

Leia mais em valorinveste