HOME FEEDBACK

EUA: Inflação PCE acelera em junho, em linha com esperado; gastos do consumidor sobem

A inflação nos EUA apresenta aumento de 2,6% em junho, refletindo pressões de tarifas sobre importações. Economistas preveem que custos mais altos devem impactar os preços no segundo semestre do ano.

A inflação nos EUA aumentou em junho, com tarifas de importação elevando o custo de alguns produtos, prevendo-se pressão sobre preços no segundo semestre.

O índice PCE subiu 0,3% em junho, após alta de 0,2% em maio. Nos últimos 12 meses, o índice avançou 2,6%, comparado a 2,4% em maio.

O relatório do Produto Interno Bruto do segundo trimestre indicou um arrefecimento da inflação, ainda acima da meta de 2% do Federal Reserve. Economistas acreditam que empresas reajustarão preços devido às tarifas, com a Procter & Gamble planejando aumentar preços.

O Fed manteve sua taxa de juros entre 4,25% e 4,50% e deve retomar o afrouxamento monetário em setembro. O chair do Fed, Jerome Powell, comentou que os aumentos de preços previstos podem ser efeitos únicos, mas provavelmente mais lentos do que o esperado.

Excluindo alimentos e energia, o índice PCE também subiu 0,3%. O núcleo da inflação avançou 2,8% anualizado.

Os gastos dos consumidores aumentaram 0,3% em junho, após permanecerem inalterados em maio, contribuindo para um crescimento econômico de 3,0% no segundo trimestre, impulsionado pela redução no déficit comercial.

Leia mais em infomoney