EUA e União Europeia chegam a acordo para reduzir tarifas para 15%
Estados Unidos e União Europeia firmam acordo comercial com tarifas de 15% em produtos, igualando a taxa definida com o Japão. O acerto inclui compromissos de investimento e abertura de mercados, enquanto Brasil busca alternativas diante das novas restrições.
Estados Unidos e União Europeia anunciaram um acordo comercial neste domingo (27), com tarifas de 15% sobre a maioria dos produtos do bloco.
O presidente dos EUA destacou que a UE concordou em:
- Comprar US$ 750 bilhões do setor de energia;
- Investir US$ 600 bilhões a mais nos EUA;
- Comprar equipamentos militares;
- Abrir países ao comércio com tarifa zero.
A tarifa de 15% também se aplicará a automóveis e demais produtos.
O acordo foi fechado em uma reunião entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia.
Trump, também anunciou um acordo com o Japão no dia 22, com redução das tarifas de 24% para 15% e abertura do mercado japonês para produtos americanos.
Além disso, acordos foram feitos com Indonésia e Filipinas para reduzir tarifas em troca de concessões do governo americano.
Os EUA reduzirão tarifas sobre a Indonésia de 32% para 19% e as Filipinas prometeram zerar tarifas sobre produtos americanos.
Os países afetados por tarifas recíprocas buscam acordos antes do 1º de agosto, quando tarifas mais altas entrarão em vigor, incluindo uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, que ainda não têm negociações formais em andamento.