HOME FEEDBACK

EUA e Irã vão indicar especialistas para construir acordo nuclear

Irã e EUA anunciam avanço nas negociações sobre acordo nuclear, mas permanecem cautelosos quanto a resultados imediatos. Ambas as partes buscam condições para o futuro do programa nuclear iraniano e a suspensão de sanções.

Irã e EUA avançam na negociação de acordo nuclear

No sábado (19.abr.2025), o Irã e os Estados Unidos concordaram em indicar especialistas para elaborar um novo acordo nuclear. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, com informações da Reuters.

Araghchi se reuniu em Roma com Steve Witkoff, enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, em uma conversa que durou mais de 4 horas.

Apesar de especulações sobre possível suspensão de sanções, Teerã tenta moderar as expectativas para um acordo rápido. O aiatolá Ali Khamenei afirmou não estar “nem excessivamente otimista nem pessimista”.

Trump declarou: “Sou a favor de impedir que o Irã tenha uma arma nuclear. Quero que o Irã seja grandioso, próspero e fantástico”.

O presidente dos EUA abandonou o pacto nuclear de 2015 em 2018, reimplementando sanções severas e intensificando a pressão sobre o Irã desde seu retorno à Casa Branca em janeiro.

Washington exige que o Irã pare a produção de urânio enriquecido, enquanto Teerã, que defende um programa pacífico, está disposta a negociar algumas restrições em troca da suspensão das sanções, desde que haja garantias contra retrocessos.

Desde 2019, o Irã violou os limites do acordo de 2015, produzindo estoques de urânio muito acima do considerado necessário para fins civis.

Um alto funcionário iraniano revelou as linhas vermelhas do Irã à Reuters.

Leia mais em poder360