EUA e Irã se reúnem em Omã antes da visita de Trump ao Oriente Médio
Negociações nucleares entre EUA e Irã avançam em Omã antes da visita de Trump ao Oriente Médio. Embora haja otimismo em relação a um possível acordo, o ceticismo persiste por parte de Teerã sobre as intenções dos Estados Unidos.
Funcionários dos governos dos EUA e do Irã se reunirão neste domingo, 11, em Omã, para negociações nucleares antes da visita de Donald Trump a países do Oriente Médio.
Trump, que adotou um tom mais duro em relação ao Irã, afirma que o país persa continua enriquecendo urânio.
A relação entre os dois países melhorou, com três reuniões no último mês: duas em Mascate (Omã) e uma em Roma.
Segundo o governo dos EUA, houve progressos significativos nas negociações sobre a suspensão do enriquecimento de urânio, mas são necessárias mais rodadas.
O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, expressou ceticismo quanto às intenções dos EUA, mas afirmou que o Irã continuará as reuniões.
As relações diplomáticas entre os EUA e o Irã foram rompidas após a Revolução Islâmica de 1979.
No primeiro mandato de Trump, os EUA se retiraram do acordo nuclear de 2015, que limitava o enriquecimento de urânio. Desde então, o Irã se afastou do tratado.
Atualmente, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Irã possui urânio enriquecido a 60%, cada vez mais próximo dos 90%% exigidos para armamento nuclear.