HOME FEEDBACK

EUA e Irã farão negociações em Roma para tentar acordo nuclear

Nova rodada de negociações nucleares entre Irã e EUA em Roma acontece sob a pressão de sanções e ameaças. Os dois países buscam um compromisso, mas ainda enfrentam divergências significativas sobre os termos do acordo.

Irã e EUA farão nova rodada de negociações nucleares em Roma no sábado (19), visando resolver impasse sobre objetivos atômicos de Teerã.

A negociação será indireta, mediada por Omã, com representantes Abbas Araqchi (Irã) e Steve Witkoff (EUA). Araqchi acredita em um acordo possível, desde que Washington adote postura realista.

Teerã tenta conter expectativas sobre um acordo rápido, com o líder supremo Ali Khamenei expressando cautela. O presidente Trump reafirma: "Irã não pode ter uma arma nuclear".

Trump anunciou a "pressão máxima" contra o Irã após sair do acordo nuclear de 2015 e reestabelecer sanções severas. Washington exige que Teerã pare a produção de urânio altamente enriquecido.

Teerã afirma que seu programa nuclear é pacífico e propõe restrições em troca do levantamento de sanções, mas exige garantias de que as sanções não retornarão.

Desde 2019, o Irã superou os limites do acordo de 2015 em enriquecimento de urânio. Suas linhas vermelhas incluem não desmantelar centrífugas e não reduzir o estoque de urânio enriquecido.

A distância entre os dois lados persiste, e a Rússia se oferece para mediar qualquer diálogo entre Irã e EUA.

Leia mais em folha