EUA consideram isentar café, cacau e manga de tarifas, diz Lutnick
Isenção de tarifas para produtos não cultivados nos EUA pode beneficiar Brasil. Café, cacau e manga estão entre os itens que podem entrar sem tarifas durante negociações com a China.
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick (Partido Republicano), anunciou isenção de tarifas para produtos como café, cacau e manga.
A declaração foi feita em negociações comerciais com a China em Estocolmo, onde Lutnick destacou que esses produtos não são cultivados nos EUA.
O Brasil, maior fornecedor de café para os EUA e o mundo, seria potencialmente beneficiado. Porém, não houve menção explícita ao país, que atualmente enfrenta atritos com a administração de Donald Trump.
Lutnick afirmou: “Os Estados Unidos não produzem esses produtos. Então, poderiam entrar com tarifa zero”.
Actualmente, o café brasileiro representa cerca de 1/3 do consumo de café nos EUA. O governo brasileiro planeja propor a exclusão de produtos como suco de laranja, café e aeronaves da Embraer de um aumento tarifário de 50%.
De janeiro a maio de 2025, os EUA importaram 17% de todo o café exportado pelo Brasil, totalizando 3,3 milhões de sacas no primeiro semestre. Em 2024, o volume foi de mais de 8 milhões de sacas.