HOME FEEDBACK

EUA consideram isenção de tarifas para produtos brasileiros não cultivados no país

Secretário de Comércio dos EUA menciona possíveis isenções tarifárias para produtos não fabricados localmente e discute negociações comerciais com a União Europeia. Medidas que podem impactar as exportações brasileiras e o setor farmacêutico estão em pauta antes de decisões esperadas do presidente Trump.

Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, anunciou isenção de tarifas para produtos não fabricados internamente, como manga, cacau, café e abacaxi.

Durante entrevista à CNBC Internacional, Lutnick afirmou: “Os Estados Unidos não produzem esses produtos. Então, poderiam entrar com tarifa zero”.

O presidente Donald Trump deve tomar decisões importantes sobre acordos comerciais ainda esta semana, com prazos para o restante do mundo até a próxima sexta-feira.

O Brasil pode enfrentar uma tarifa de 50% a partir de 1º de setembro, impactando significativamente suas exportações.

Lutnick mencionou as negociações entre EUA e União Europeia envolvendo tarifas sobre aço e alumínio, além de regulamentações relacionadas a serviços digitais.

Ele destacou também a importância dos produtos farmacêuticos nas discussões, com uma tarifa de 15%. Lutnick antecipou que Trump apresentará sua nova política farmacêutica nas próximas duas semanas.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan