HOME FEEDBACK

EUA buscam acordo comercial com a Índia sobre comércio eletrônico, colheitas e dados

Acordo entre EUA e Índia visa impulsionar o comércio bilateral e evitar tarifas elevadas sobre produtos indianos. Discussões incluem acesso a mercados agrícolas, comércio eletrônico e normas de origem.

Acordo comercial entre os EUA e a Índia em discussão abrange 19 categorias, incluindo acesso a produtos agrícolas, comércio eletrônico, armazenamento de dados e minerais críticos.

O primeiro passo visa ajudar a Índia a evitar tarifas mais altas. Os termos de referência, finalizados recentemente, incluem o comércio de bens e serviços. Outros tópicos abordados são corrupção e regras de origem.

O acordo inicial foi anunciado após reunião entre JD Vance e Narendra Modi em Nova Délhi, no dia 21 de abril. A Índia busca alívio das tarifas de importação dos EUA, atualmente suspensas até julho, que totalizam 26%.

As negociações começaram após visita de Modi à Casa Branca em fevereiro, com investidores atentos a possíveis concessões por parte da administração Trump.

Até o momento, detalhes sobre os termos e cronograma do acordo não foram divulgados. Não está claro se a Índia pediu isenção das tarifas durante as negociações.

O Ministério do Comércio e Indústria da Índia não comentou sobre o assunto ao ser contatado.

Leia mais em exame