Eu não tenho pressa para atacar o Irã, diz Trump
Trump expressa desejo de evitar conflito com o Irã, ressaltando a importância de negociações sobre o programa nuclear do país. O presidente sugere que um novo acordo pode levar à prosperidade iraniana, mas alerta para as consequências de uma quebra nas tratativas.
Donald Trump, presidente dos EUA, declarou na quinta-feira (17.abr.2025) que não está com "pressa" para atacar o Irã.
Na Casa Branca, ele afirmou que não apoia a proposta de Israel para uma ofensiva contra a indústria nuclear iraniana. "Eu acho que o Irã tem chance de ser um ótimo país", disse Trump.
As declarações surgem em meio a negociações sobre um novo acordo nuclear com o Irã. O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, teve conversas "construtivas" com o ministro das relações exteriores iraniano na última semana.
O governo Trump busca um tratado que impeça a produção de armas nucleares pelo Irã, que atualmente enriquece urânio a 60%, próximo dos 90% necessários para bombas nucleares.
Trump destacou que, se não houver acordo, um ataque pode ser uma opção. Durante o governo Obama, um acordo limitava o enriquecimento a 3,67%, mas foi abandonado por Trump. Ele classificou o tratado anterior como "terrível".
O presidente expressou o desejo de ver o Irã prosperar, afirmando: "não quero fazer nada que machuque ninguém, mas não posso deixar o Irã ter armas nucleares".
Este post foi produzido pelo estagiário de jornalismo Levi Matheus sob supervisão do editor Ighor Nóbrega.