HOME FEEDBACK

Etanol barato ajuda a conter preço da gasolina, diz Alckmin

Alckmin destaca que o preço acessível do etanol ajuda a controlar os custos da gasolina. Ele também prevê aumento na demanda por etanol com a possível elevação do percentual na gasolina.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o preço acessível do etanol tem contribuído para conter os valores da gasolina e outros combustíveis. A declaração foi feita durante a Agrishow em Ribeirão Preto (SP).

Alckmin destacou que o Brasil possui 27% de álcool anidro na gasolina, comparando-se a outros lugares do mundo: “O etanol, nesse momento, está mais barato que a gasolina. Então, não tem aumento no preço”, declarou.

Em março, o ministro Alexandre Silveira mencionou que o governo estuda elevar a proporção de etanol na gasolina para 30%, a decisão ainda depende do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina. Com a mudança para E30, a demanda por etanol deve aumentar em 1,5 bilhão de litros por ano.

A média do litro da gasolina comum foi de R$ 6,33, podendo alcançar R$ 8,79 em alguns postos, segundo a ANP.

O vice-presidente também comentou sobre o biodiesel, afirmando que a produção nacional tem reduzido as importações dos EUA, que adotaram práticas comerciais protecionistas.

Alckmin mostrou otimismo com os preços dos alimentos, prevendo uma queda da inflação devido a condições climáticas favoráveis e um câmbio mais baixo.

A Conab projeta uma safra recorde de 330,3 milhões de toneladas de grãos para 2024/25, com crescimento de 10,9% em relação ao ciclo anterior.

Leia mais em poder360