Estado de saúde de Glauber Braga gera preocupação após dias em greve de fome
Deputado federal Glauber Braga entra no 6º dia de greve de fome em protesto contra processo de cassação de seu mandato. A saúde do parlamentar é monitorada com preocupação após relatos de fraqueza e restrições nas visitas recebidas.
A saúde do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) é alvo de preocupação crescente, conforme sua assessoria informou nesta segunda-feira (14).
O parlamentar está em greve de fome desde o dia 9 de abril, protestando contra o parecer que recomenda a cassação de seu mandato pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
De acordo com o boletim oficial, Glauber consome apenas água, isotônico e soro, e apresenta sinais de fraqueza. As visitas estão sendo restritas para evitar desgaste físico.
Nos últimos dias, ele recebeu visitas de aliados do governo Lula, como os ministros Gleisi Hoffmann e Sidônio Palmeira, e do ator Marco Nanini. No entanto, o número de visitas será reduzido como precaução.
Braga enfrenta um processo por agredir o youtuber Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), e a cassação foi solicitada pelo partido Novo e encaminhada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O deputado alega ser vítima de perseguição política e acusa Lira de ter articulado o parecer de cassação, que foi relatado por Paulo Magalhães (PSD-BA).
O parecer foi aprovado no Conselho de Ética por 13 votos a 5, mas não resulta em cassação imediata. Glauber ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Se o parecer for levado ao plenário, serão necessários 257 votos favoráveis para a cassação do mandato.