Espanha vai receber 13 crianças doentes de Gaza para tratamento
A operação visa oferecer tratamento a crianças doentes em meio à crise humanitária em Gaza, conforme a ministra da Defesa espanhola. Este é um esforço contínuo da Espanha para ajudar vítimas do conflito em sua região.
Avião médico do Exército espanhol irá transferir 13 crianças doentes de Gaza e suas famílias para tratamento em hospitais na Espanha.
A informação foi divulgada pela ministra da Defesa, Margarita Robles, nesta quarta-feira (30). O avião, um A-400, partirá para Amã, Jordânia, com o objetivo de transportar as crianças que precisam de cuidados médicos.
Esta não é a primeira vez que a Espanha acolhe crianças de Gaza desde o início da guerra. O governo do premiê Pedro Sánchez critica fortemente a ofensiva israelense.
Robles enfatizou: "A situação em Gaza é absolutamente terrível" e pediu uma reação da comunidade internacional contra a atuação do premiê israelense Binyamin Netanyahu.
Na última segunda-feira, o governo anunciou o envio de 12 toneladas de alimentos a Gaza, em resposta ao risco de fome e desnutrição no território, que persiste há 21 meses.
A guerra em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, após ataques do Hamas a Israel, resultando na morte de cerca de 1.200 pessoas, principalmente civis. A retaliação de Israel causou mais de 60 mil mortes de palestinos, segundo informações do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.