HOME FEEDBACK

Escalada de tensão entre EUA e China pode impactar crescimento do Brasil, avaliam assessores de Lula

Assessores de Lula alertam que guerra comercial pode afetar crescimento no Brasil, mas destacam resiliência do mercado interno. Apesar das projeções revisadas, o país deve crescer ainda que abaixo do esperado, ao contrário de outras economias afetadas pela crise.

A escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China eleva o risco de um crescimento fraco no Brasil em 2023, segundo assessores do presidente Lula.

Apesar das tensões, eles acreditam que o Brasil está protegido por seu forte mercado interno e reservas internacionais altas.

Embora os países como Estados Unidos, México e Canadá possam enfrentar recessão, espera-se que o Brasil sofra menos.

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi reduzida de 2,1% para 1,9%, com a perspectiva atual girando em torno de 1,5%.

Negociadores brasileiros acreditam que Donald Trump pode precisar recuar devido ao impacto econômico da guerra comercial.

A China, no entanto, não deve ceder sem uma ação dos EUA. Se a guerra persistir, o impacto sobre economias globais será negativo.

Produtos chineses migrarão para mercados a preços mais baixos, afetando a inflação, mas prejudicando empresas e trabalhadores locais.

Leia mais em globo