Erik Menendez é hospitalizado com 'condição médica grave', diz advogado
Erik Menendez é hospitalizado devido a um cálculo renal e pede licença temporária da prisão. Ele enfrenta uma condição médica grave enquanto se prepara para audiência de liberdade condicional após 35 anos de condenação.
Erik Menendez, condenado ao lado do irmão Lyle pela morte dos pais há 35 anos, foi hospitalizado na última sexta-feira (18).
Ele está em "condições razoáveis", segundo o Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia.
Aos 57 anos, Erik cumpre pena por duplo homicídio cometido em 1989. Recentemente, foi transferido para um centro médico devido a um cálculo renal (pedra nos rins).
Seu advogado, Mark Geragos, afirmou que ele enfrenta uma "condição médica grave" e deveria receber uma licença temporária da prisão, similar a outras concessões feitas durante a pandemia de COVID-19.
Geragos não detalhou a condição específica, mas argumentou que a liberação seria "a única coisa justa e razoável" para que Erik se prepare para a audiência de liberdade condicional.
A família dos irmãos não comentou o assunto.
Erik e Lyle foram condenados em 1996 por homicídio em primeiro grau, após matarem seus pais, José e Kitty Menendez, a tiros em 20 de agosto de 1989.
Em maio deste ano, o juiz Michael Jesic reclassificou a pena dos irmãos para 50 anos ou mais, tornando-os elegíveis para liberdade condicional, com base em uma lei da Califórnia.
Jesic destacou que, embora não fosse sua decisão, acreditava que eles "já fizeram o suficiente" para merecer essa chance.
Desde o julgamento, os irmãos afirmam que agiram em legítima defesa após anos de abuso por parte dos pais, versão que ganhou novas evidências públicas após o lançamento de uma série e um documentário na Netflix em 2024.