Enviado de Trump diz que Putin quer acordo de ‘paz permanente’ com a Ucrânia
Enviado de Trump afirma que Putin está aberto a um acordo de paz com a Ucrânia, mas negociações ainda não avançaram. A proposta de um cessar-fogo continua sem grandes concessões por parte do Kremlin.
Em reunião com o enviado especial de Trump, Putin sinaliza apoio a acordo de paz com a Ucrânia
Na segunda-feira (14), o enviado especial de Donald Trump afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, se mostrou favorável a um acordo de “paz permanente” com a Ucrânia durante uma reunião em São Petersburgo.
Trump pressiona Moscou e Kiev para encerraram a guerra de mais de três anos, mas não obteve grandes concessões até agora após várias negociações.
O enviado, Steve Witkoff, teve sua terceira reunião com Putin desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro. Em entrevista à Fox News, Witkoff expressou otimismo sobre a possibilidade de um acordo de paz.
“O pedido de Putin é conseguir uma paz permanente”, disse Witkoff. Ele acredita que estão próximos de um acordo que seria significativo para o mundo, além de oportunidades comerciais que poderiam remodelar a relação Rússia-Estados Unidos.
Apesar das tentativas diplomáticas, a campanha de Trump para um cessar-fogo na Ucrânia não teve resultados satisfatórios. Putin rejeitou em março uma proposta de trégua completa e incondicional de Kiev e Washington, condicionando o fim das hostilidades no Mar Negro ao término das sanções ocidentais.
Com informações da AFP