HOME FEEDBACK

Entenda por que a França quer excluir dois feriados nacionais do calendário de 2026

Proposta do primeiro-ministro visa aumentar a produtividade e conter a dívida, mas enfrenta forte oposição política. Medida pode gerar protestos e descontentamento entre trabalhadores e aposentados em todo o país.

Calendário da França poderá ter dois feriados a menos em 2026, caso um pacote de medidas econômicas avance no Parlamento.

O primeiro-ministro François Bayrou sugeriu cortar a segunda-feira de Páscoa e o dia 8 de maio para aumentar a produtividade e beneficiar a economia.

Estas medidas levariam os trabalhadores a ter dois dias a mais de trabalho, sem aumento salarial. Atualmente, a França conta com 11 feriados nacionais.

Bayrou destacou que a dívida francesa atinge 114% do PIB, com pagamentos de 55 bilhões de euros em juros este ano. Sem ação, esses juros poderiam alcançar 100 bilhões de euros por ano até 2029.

A proposta também inclui a redução de subsídios e o fechamento de agências estatais. A meta é cortar 43,8 bilhões de euros no orçamento de 2026.

A remoção dos feriados pode gerar 4,2 bilhões de euros em receitas adicionais segundo o governo.

Entretanto, a proposta gerou protestos, com críticos argumentando que o governo ataca os trabalhadores em vez de eliminar desperdícios. 

A líder do partido de extrema direita, Marine Le Pen, e o líder da extrema esquerda, Jean-Luc Mélenchon, exigem a revisão ou expulsão de Bayrou, respectivamente.

Leia mais em valoreconomico