Entenda o motivo de Trump para pressionar pela saída do presidente do Federal Reserve
Trump intensifica críticas a Powell em meio a pressão por redução de juros e insustentabilidade da dívida americana. Analistas veem na investigação do Fed uma estratégia política para controlar taxas que afetam o governo republicano.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), enfrenta críticas intensificadas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Recentemente, uma investigação sobre reformas na sede do Fed em Washington foi apontada como uma estratégia de Trump para pressionar Powell.
O estrategista da XP, Raphael Figueredo, acredita que o motivo central da pressão de Trump é o aumento das taxas de juros, que gira em torno da insustentabilidade do déficit público.
- Trump quer cortar os juros devido ao serviço da dívida, que supera US$ 30 trilhões.
- As taxas elevadas dos títulos do Tesouro (Treasuries) são um ponto de preocupação para o republicano.
O governo americano precisará rolar uma grande parte da dívida nos próximos meses. Rafi ressalta que, apesar da economia mostrar sinais de robustez, a política do Fed não aponta uma redução especial nas taxas de juros.
O pacote de Trump, denominado “One Big Beautiful Bill”, adicionou mais de US$ 3 trilhões à dívida, mas sua eficácia tem sido questionada devido às taxas em alta.
Rafi conclui com uma reflexão: “A pergunta que fica é se o próximo presidente do Fed vai ser mais político ou técnico”.