Entenda impacto dos ventos de até 148 km/h que atingem Pequim neste final de semana
Pequim enfrenta ventos recordes e cancela 800 voos devido a forte tempestade. Autoridades preveem situação crítica com possível aumento da intensidade dos ventos nas próximas horas.
Ventos fortes atingem o norte da China, com velocidade de até 148 km/h, levando Pequim a emitir seu segundo maior alerta de vendaval em dez anos.
A recomendação é para que os 22 milhões de moradores evitem viagens não emergenciais. Meteorologistas acreditam que a velocidade do vento pode superar recordes desde 1951.
Cancelamento de voos: dois aeroportos internacionais na capital chinesa cancelaram quase 800 voos e o serviço de trem também foi afetado. Registros indicam árvores caídas e uma queda de mais de 12° C na temperatura.
Pontos turísticos como a Cidade Proibida, o Palácio de Verão e o Templo do Céu foram fechados, assim como eventos ao ar livre, incluindo jogos de futebol e uma meia maratona com robôs.
Previsão: Entre 10h e 22h deste sábado, 12, espera-se que os ventos fiquem ainda mais fortes.
Além disso, tempestades de areia se espalham da Mongólia Interior até o Rio Yangtze, prejudicando o tráfego rodoviário em pelo menos oito províncias. Espera-se que essas tempestades cheguem a Xangai entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, 13.
A China também emitiu alertas para ventos fortes em áreas centrais da Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte de Hebei e nas regiões montanhosas do oeste e norte de Pequim.