Energia volta a ser reestabelecida em algumas regiões da Espanha, dizem veículos internacionais
Falhas de energia afetam diversas regiões da Europa, com investigações em andamento pelos governos de Portugal e Espanha. Restabelecimento da eletricidade acontece de forma gradual, mas a causa do apagão ainda é incerta.
Reestabelecimento de energia começou em algumas regiões da Espanha e da França após falha de energia que afetou Portugal, Espanha e outras regiões europeias na manhã desta segunda-feira (28).
Conforme a rádio portuguesa Observador, a energia será reestabelecida gradualmente. O jornal El País informou que os governos espanhol e português estão investigando os apagões.
A empresa pública Red Eléctrica afirmou que, a partir das 13h (horário local), a tensão começou a ser restabelecida no norte e no sul da península, o que é “fundamental para retomar progressivamente o fornecimento de eletricidade”.
Em Portugal, por volta das 13h45 local, o apagão persistia, mas o canal CM indicou que a normalização poderia ocorrer em 3 horas.
Apagão iniciado: por volta das 07h30 (horário de Brasília).
- França, Itália, Bélgica e Alemanha relataram falta de energia.
- Falhas também mencionadas na Polônia e Finlândia.
Arquipélagos de Portugal, como Madeira e Açores, continuam com energia. Motivação da falha ainda desconhecida.
Fake news: Circulam relatos de conexão da falha a um suposto ciberataque russo, mas não há indícios dessa ocorrência. Lino Santos, do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal, afirma: “Não há qualquer suspeita de ataque informático”.
O ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, indicou que um ciberataque poderia ter causado o apagão, mas ressalvou que isso é uma informação não confirmada.