Energia é quase totalmente restaurada na Europa, mas sem respostas quanto ao apagão
Investigações estão em curso para determinar a causa do apagão que afetou Espanha e Portugal, com autoridades intensificando reuniões de emergência. A Red Eléctrica aponta um desequilíbrio raro na frequência como possível causa, mas a resistência da REN gera incertezas sobre a situação.
Restabelecimento de energia: O fornecimento de energia em Madri voltou a quase 100% da capacidade por volta das 7h desta terça-feira (29), após o apagão ocorrido na segunda-feira (28).
Portugal: A operadora de rede, Redes Energéticas Nacionais (REN), informou que o serviço está “perfeitamente estabilizado”, mas permanece muitas dúvidas sobre a causa do blecaute.
Investigação: O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, se reunirá com seu gabinete hoje. Na noite de segunda, ele mencionou que cerca de 15 gigawatts de energia sumiram da rede em segundos, representando aproximadamente 60% da demanda nacional.
Reuniões importantes: O Rei Felipe também participará de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança.
Causas do incidente: A Red Eléctrica sugeriu que o blecaute foi causado por um desequilíbrio raro nas frequências de energia, informação negada pela REN, o que levanta novas dúvidas sobre a origem do problema.
Impacto em Portugal: Durante o apagão, Portugal estava importando eletricidade da Espanha, segundo João Conceição, membro da Comissão Executiva da REN, o que contribuiu para a queda da rede local.